Vitae é uma associação civil sem fins lucrativos, que apoia projetos nas áreas de Cultura, Educação e Promoção Social. É possível solicitar o apoio de Vitae a projetos isolados ou inseridos nos programas especiais da entidade. As solicitações de apoio a projetos isolados devem se enquadrar nas linhas de ação de Vitae, podendo ser encaminhadas em qualquer época do ano. Programas são concursos anuais com regulamentos e prazos próprios.
EDUCAÇÃO
O apoio de Vitae à Educação concentra-se na melhoria do ensino fundamental e médio e compreende as seguintes prioridades:
Aperfeiçoamento da educação técnica
Projetos voltados para a modernização curricular e tecnológica de escolas públicas ou filantrópicas de formação profissional de nível médio. Apoio ao desenvolvimento e à adaptação de tecnologias por meio da implantação de modelos padronizados de laboratórios de tecnologias básicas (física e química aplicadas, bromatologia, microbiologia, mecânica hidráulica e outros) e laboratórios de tecnologias especializadas (informação e comunicação de dados, programação em microcomputação, automação da produção e controle de processos).
Disseminação do conhecimento científico e tecnológico
Projetos de expansão e consolidação de centros e museus de ciências voltados para a promoção do ensino de ciências e a difusão do conhecimento científico e tecnológico. O patrocínio se dirige ao aperfeiçoamento do acervo de recursos didáticos, desenvolvimento de programas de capacitação de professores e implantação de áreas de exposições para o público escolar.
Modelos alternativos de escola e inovações pedagógicas
Iniciativas de desenvolvimento e implementação de novas estruturas curriculares e formas alternativas de organização e gestão escolar, principalmente em zonas rurais.
Capacitação de professores
Atualização e capacitação de professores, especialmente da rede pública e particularmente nas áreas de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa.
No campo da educação superior, Vitae desenvolve com as Fundações Andes e Antorchas o Programa de Cooperação Científico-Acadêmica.
COMO SOLICITAR APOIO
É possível solicitar o apoio de Vitae a projetos isolados ou inseridos nos programas especiais da entidade.
Projetos isolados: devem enquadrar-se nas linhas de atuação acima descritas e demonstrar o empenho da instituição proponente em viabilizar sua execução mediante aporte financeiro próprio ou de terceiros. Podem ser encaminhados a Vitae em qualquer época do ano, acompanhados do formulário-padrão devidamente preenchido.
Programas: são concursos anuais com regulamentos e prazos próprios, organizados por Vitae. Requerem o preenchimento de formulários específicos, que podem ser solicitados por correio, ou obtidos diretamente no site ou retirados no escritório de Vitae. Os formulários de cada programa só estarão disponíveis durante o período respectivo de inscrição. São dois os programas na área de educação: Programa Vitae de Apoio ao Ensino Técnico e Agrotécnico e o Programa de Cooperação Científico-Acadêmica entre Argentina, Brasil e Chile.
PROMOÇÃO SOCIAL
A atuação de Vitae na área social concentra-se em duas linhas prioritárias: assistência a crianças e jovens de famílias de baixa renda e promoção da integração social de portadores de deficiências.
Assistência a crianças e jovens
As diretrizes de Vitae nessa área seguem o Estatuto da Criança e do Adolescente, e seu patrocínio destina-se a projetos de:
Educação Complementar
Apoio a instituições que oferecem a crianças e jovens de 7 a 16 anos serviços que complementam o ensino formal, por meio de reforço escolar, atividades esportivas e de lazer, e preparação pré-profissional. As instituições que prestam estes serviços na Grande São Paulo podem participar do programa específico para essa região.
Treinamento Profissionalizante
Capacitação profissional e atividades complementares à escolarização formal, para jovens de 16 a 20 anos incompletos.
Integração social do portador de deficiência
Mediante capacitação profissional e difusão de informações para a conscientização da comunidade, os projetos apoiados por Vitae visam à integração social do portador de deficiência física, sensorial, mental ou múltipla. Vitae, porém, não financia projetos relacionados com o atendimento a portadores de deficiência mental grave, nem de natureza terapêutica, tais como reabilitação clínica, tratamento médico e aquisição de próteses.
COMO SOLICITAR APOIO
É possível solicitar o apoio de Vitae a projetos isolados ou inseridos nos programas especiais da entidade.
Projetos isolados: devem enquadrar-se nas linhas de atuação acima descritas e demonstrar o empenho da instituição proponente em viabilizar sua execução mediante aporte financeiro próprio ou de terceiros. Podem ser encaminhados a Vitae em qualquer época do ano, acompanhados do formulário devidamente preenchido.
Programas: são concursos anuais com regulamentos e prazos próprios, organizados por Vitae. Requerem o preenchimento de formulários específicos, que podem ser solicitados por correio, ou obtidos diretamente no site ou retirados no escritório de Vitae. Os formulários de cada programa só estarão disponíveis durante o período respectivo de inscrição. O Programa na área de promoção social é o de Apoio a Projetos de Atendimento a Crianças e Jovens de 7 a 16 anos – Grande São Paulo.